Nossa História
A Sociedade Brasileira de Saúde Integrativa (SBSI) surgiu para permitir a conectividade de todos os processos que envolvem o ser humano. A visão da Medicina Integrativa pela SBSI é de que as diversas terapias disponíveis não visam substituir, mas complementar o tratamento convencional, buscando uma abordagem sistêmica do contexto do paciente e dos processos saúde-doença envolvidos, buscando o equilíbrio e o bem-estar do indivíduo.
Os membros da Diretoria transitavam pela área da educação. Nesse meio, foi percebida a necessidade de reparar algumas condições já degradadas, obsoletas. Toda esta vivência e indignação fez com que o desejo por formar, informar e educar fosse traduzido na criação de uma sociedade para debater e deflagrar vários pontos. O que no início era uma confraria de profissionais engajados em transformar o processo de educação em saúde, foi dando espaço à criação da SBSI. As formas de classificar as terapias deveriam ser revistas e entrar em processos muito mais amplos, em que os conhecimentos pudessem ser apresentados de forma ordenada, integrativa e interdisciplinar.
Nesse sentido, as intervenções foram classificadas em diferentes perspectivas: Medicina Convencional, Medicina Tradicional, Medicina Não-Convencional e Práticas Complementares de Bem-Estar.
Atualmente, os diagnósticos são cada vez mais amplos e as terapias cada vez mais reduzidas, o que trouxe o desejo de diversos profissionais da saúde e estudiosos de trabalhar de forma conjunta e desenvolver ações multidisciplinares que transitassem pela interdisciplinaridade, nas quais o conhecimento de todos os profissionais apresentam uma contribuição diferenciada para ofertar ao paciente um processo terapêutico unificado e ordenado, embasado em conceitos de saúde baseados em evidências. Foi determinante a necessidade de rever metodologias e modelos que, embora sejam considerados em algumas esferas como pseudociência, podem trazer contribuições significativas, que agregam conhecimentos que podem trazer aos pacientes uma vida com mais qualidade e promoção do bem-estar.