O que é a Medicina Unani
A Medicina Unani é um sistema médico abrangente que lida meticulosamente com os diversos estados de saúde e doença, oferecendo cuidados para promoção de saúde, prevenção de doenças, reabilitação e tratamento. Os fundamentos, as modalidades de diagnóstico e o tratamento do sistema baseiam-se em princípios científicos e conceitos holísticos de saúde e cura. Assim, a Medicina Unani avalia o indivíduo em relação ao seu ambiente e enfatiza a saúde do corpo, da mente e da alma. O temperamento (chamado de Mizaj) de um paciente também é de grande importância no diagnóstico e tratamento de doenças, por isso é levado em consideração para identificar a dieta e o estilo de vida mais adequados para promover a saúde do paciente.
A medicina Unani afirma que a doença é um processo natural e que os sintomas são as reações do corpo à doença. Compreende questões fisiológicas e psíquicas do indivíduo como uma constituição funcional de órgãos simples e complexos e temperamentos, regidos pelos elementos (Arkan): terra, ar, água e fogo; e nutridos pelos humores (Akhlat): sangue (dam), fleuma (balgham), bile amarela (safra) e bile preta (sauda). Estes, determinam os temperamentos (Mijaz): colérico, sanguíneo, melancólico, fleumático, associados e influenciados por fatores intrínsecos e extrínsecos – quente, seco, frio e úmido. Cada humor tem seu próprio temperamento: o sangue é quente e úmido; fleuma é frio e úmido; a bile amarela é quente e seca; e a bile preta é fria e seca.
De acordo com a Medicina Unani, se os quatro principais humores (sangue, fleuma, bile amarela e bile preta) e os quatro temperamentos primários (quentes, frios, secos, úmidos) estão todos em um estado de equilíbrio mútuo, a pessoa é considerada saudável. Ou seja, humores equilibrados constituem saúde, assim como o inverso causa doenças. Ela também explica que a saúde pode ser preservada e mantida desde que a qualidade geral dos humores esteja em harmonia com a qualidade geral do temperamento do indivíduo, considerando que o equilíbrio humoral é influenciado pelo estilo de vida, ambiente, alimentação, atividade física, repouso, qualidade das emoções e sentimentos, sono e vigília, retenção de fluidos, evacuação de resíduos etc. porque afetam a composição do temperamento do corpo.
Práticas terapêuticas utilizadas na Medicina Unani
Sob uma perspectiva atual, as práticas terapêuticas dessa medicina tradicional compreendem Práticas Terapêuticas Convencionais, Não Convencionais e Práticas Complementares de Bem-estar com foco no preventivo e terapêutico.
A integração semiológica e investigativa da Medicina Unani passa pela:
- Convencionalidade das técnicas ocidentais, transitando pelos conhecimentos orientais, tais como a pulsologia na busca pelo diagnóstico e sua propedêutica.
- Terapias convencionais e não convencionais contemplam o uso de fitoterapia, banhos termais, exercícios físicos, massagens, dietoterapia e sangrias, incluindo a fármacos convencionais e as intervenções cirúrgicas chamadas de ilaj-bil-yad, venosecção, ventosaterapia, utilização de sanguessugas, entre outros.
- Terapia dietética para regular a quantidade e a qualidade dos alimentos que podem tratar ou modular determinadas patologias.
- Farmacoterapia faz uso de medicamentos de ocorrência natural – principalmente de origem vegetal, animal e mineral.
- Fisioterapia utiliza técnicas específicas de exercícios para ajudar a equilibrar a homeostase corporal.
Origens da Medicina Unani
Popular em países do sul da Ásia, a Medicina Unani abrange uma ampla gama de práticas que fazem parte do sistema de saúde de alguns países, como Bangladesh, Índia, República Islâmica do Irã, Paquistão, entre outros. O sistema de Medicina Unani também se beneficiou dos sistemas médicos nativos em voga na época em várias partes da Ásia Central, por isso é conhecido em diferentes partes do mundo e por diferentes nomes – Medicina Greco-Árabe, Medicina Ioniana, Medicina Árabe, Medicina Islâmica, Medicina Tradicional, Medicina Oriental, entre outros. Na Índia, o sistema foi desenvolvido cientificamente, alimentado e sistematicamente integrado ao sistema de prestação de cuidados de saúde ao longo dos anos.
De forma resumida, pode-se descrever que a Medicina Unani tem suas origens em conceitos gregos e romanos, baseada principalmente nos princípios propostos por Hipócrates e Galeno, sendo uma ramificação da Medicina Tradicional Árabe. Ao longo dos séculos, vários estudiosos árabes e persas contribuíram com conhecimentos, entre eles Avicena, filósofo e físico árabe, que escreveu Kitab-al-shifa (Livro da Cura) e o Cânone da Medicina. Este sistema, anteriormente conhecido como “Galenics”, mais tarde ficou conhecido como Unani Tibb, (Unani sendo a palavra árabe para “grego” e Tibb uma palavra árabe para “medicina”).
Para acessar informações adicionais sobre a Medicina Unani clique aqui.
Referências
Alam MA, Quamri MA, Sofi G. Understanding hormones in terms of humours (Akhlat) in Unani system of medicine. J Complement Integr Med. 31;18(3): 459-467, 2020.
Al-Rawi S, Fetters MD. Traditional Arabic & Islamic Medicine: A Conceptual Model for Clinicians and Researchers. Global Journal of Health Science 4(3): 164-169, 2012.
Saad B, Azaizeh H, Said O. Tradition and perspectives of arab herbal medicine: a review. Evid Based Alternat Med, 2(4), 475-479, 2005.
Instituto Nacional de Medicina Unani (NIUM), 2015. Disponível em:< http://www.nium.in/ >. Acesso em: 24 out 2021.
NHP National Health Portal India. Unani, 2016. Disponível em: Acesso em: 24 out 2021.
Saad B, Azaizeh H, Said O. Tradition and Perspectives of Arab Herbal Medicine: A Review. eCAM 2(4)475–479, 2005.
Said HM. Unani tibb no Paquistão. Saúde Mundial, 13-15, 1983. Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/333014/WH-1983-Jun-p13-15-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 24 out 2021.