Pular para o conteúdo

O que é Ayurveda

A Ayurveda, mais do que um sistema de saúde, é um estilo de vida que objetiva uma vida sem doenças por meio do equilíbrio e harmonia entre alma, mente, sentidos e corpo, voltado para a saúde dos indivíduos como um todo, não sendo necessária a instalação de uma doença para iniciar os cuidados.

Em sânscrito, Ayurveda significa longevidade (ayus) e conhecimento (veda), ou “ciência da vida. Na Ayurveda, preconiza-se que a prevenção e cura são possíveis antes mesmo de qualquer sinal de doença. Sendo um tipo de Medicina Tradicional, a Ayurveda é o mais antigo sistema de saúde conhecido. Cada indivíduo  recebe a orientação para a escolha adequada de dieta, hábitos de vida e exercícios para restaurar o equilíbrio corporal, mente e consciência de forma a evitar que a doença surja e se dissemine no sistema.

Este equilíbrio que se busca com Ayurveda é denominado doshico. Quando ele é alterado por conta de uma doença, cria-se um desequilíbrio. Já a saúde, é o oposto – é a ordem. O corpo humano promove constantemente uma interação entre ordem e desordem, assim, uma vez que se entende a natureza e a estrutura do transtorno, pode-se restabelecer a ordem. Assim, a dieta inadequada, hábitos, estilo de vida, combinações alimentares incompatíveis, mudanças sazonais, emoções reprimidas e fatores de estresse podem agir conjunta ou separadamente desequilibrando o dosha.

Práticas Terapêuticas da Ayurveda

Na Ayurveda podem ser aplicadas técnicas de cromoterapia, aromaterapia, uso de plantas medicinais, realização de processos de purificação (enemas, êmese, purgação), prática de yoga e massagens, entre outros.

Assim, visando o equilíbrio dos doshas e praticando todos os pilares da Ayurveda, os indivíduos podem ser beneficiados com a melhora da insônia, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação, controle do humor e depressão, enxaqueca, entre outros. Cada prática reverbera de forma única e individual em cada um.

Origens da Ayurveda

Ayurveda é o sistema médico mais antigo no mundo que perdura de forma fidedigna às suas origens e conceitos. Acredita-se que a Ayurveda apresente suas bases históricas há mais de 5.000 anos, sendo aplicada em todo subcontinente indiano e disseminada a países vizinhos como Tibete, China, Mongólia, Coreia e Sri Lanka pelas rotas de comércio existentes e pela peregrinação de monges budistas.

A medicina indiana tem uma interface importante com a medicina grega, pois traz em seu pilar princípios defendidos pelos gregos Galeno e Hipócrates como a teoria dos humores e a interação com a teoria dos cinco elementos praticada no oriente, tendo marcado os primeiros textos do Ayrveda. Entretanto, as influências da espiritualidade e do misticismo, sobretudo de origem hindu, marcam a concepção de homem e da definição de saúde e de doença encontrada nos diversos textos do Ayurveda. Atualmente, é praticada em vários países e vem sendo estudada para comprovar seus efeitos terapêuticos.

 

Você encontra informações adicionais sobre a Ayurveda aqui.

Referências

Breves L. Único brasileiro formado em medicina Ayurvédica na Índia, Matheus Macêdo pretende abrir uma clínica social em parceria com o SUS. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/gente/unico-brasileiro-formado-em-medicina-ayurvedica-na-india-matheus-macedo-pretende-abrir-uma-clinica-social-em-parceria-com-sus-25154324. Acesso em: 27 mar 2022.

Deveza AC. Ayurveda – a medicina clássica indiana. Revista De Medicina, 92(3): 156-165, 2013.

Hankey A. Establishing the Scientific Validity of Tridosha Part 1: Doshas, Subdoshas and Dosha Prakritis. Ancient Science of Life 29(3): 6 – 18, 2010. https://www.ayurveda.com/2021/08/25/introduction-to-panchakarma/. Acesso em: 25 out 2021.

Jaiswal YS, Williams LL. A glimpse of Ayurveda – The forgotten history and principles of Indian traditional medicine. Journal of Traditional and Complementary Medicine 7(1), 50–53, 2017.

Lad V. Introduction to Panchakarma, 2014. Disponível em: https://www.ayurveda.com/2021/08/25/introduction-to-panchakarma/. Acesso em: 25 out 2021.

Manohar PR, Eranezhath SS, Mahapatra A, Sujithra MR. DHARA: digital helpline for Ayurveda research articles. J Ayurveda Integr Med 2012;3(2):97–101.

Mukherjee A, Banerjee M, Mandal V, Shukla AC, Mandal SC. Modernization of Ayurveda: A Brief Overview of Indian Initiatives. Natural Product Communications 9(2): 287-290, 2014.

Nery DR. O Ayurveda na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC): análise do material didático do Sistema Único de Saúde (SUS). Monografia (Especialização)- Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, 190p, 2019.

Pandey MM, Rastogi S, Rawat, AKS. Indian Traditional Ayurvedic System of Medicine and Nutritional Supplementation”, Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (2013):1-12, 2013.

Patwardhan B, Mutalik G, Tillu G. Evidence-Based Medicine and Ayurveda. Integrative Approaches for Health, 79-109, 2015.

Ramaswamy S. Reflections on current Ayurveda research. Journal of Ayurveda and Integrative Medicine 9(4): 250-251, 2018.

Ranawat AK. A Brief Review about Ayurveda. Int J Complement Alt Med 5(6): 00170, 2017.