Terapias Tradicionais
A Medicina Tradicional é um recurso terapêutico importante em vários países, sendo utilizada por cerca de 80% da população africana e asiática. Caracterizada pela Organização Mundial da Saúde como a utilização de técnicas terapêuticas características, é patrimônio cultural de longa data de determinados países e/ou culturas, como por exemplo a Medicina Tradicional Chinesa.
Estão inclusas neste modelo de medicina diversas práticas, abordagens, conhecimentos e crenças de saúde incorporando medicamentos à base de plantas, animais e/ou minerais, terapias espirituais, técnicas manuais e exercícios aplicados singularmente ou em combinação para manter o bem-estar, bem como para tratar, diagnosticar ou prevenir doenças. O uso crescente da Medicina Tradicional é uma tendência em todo o mundo, que demonstra a busca dos pacientes por diferentes formas de autocuidado e de técnicas proativas para promoção de sua própria saúde (WHO, 2004).
As técnicas aplicadas na Medicina Tradicional são apoiadas por evidências empíricas de segurança e eficácia, geralmente baseadas em fontes como escrituras tradicionais, farmacopeias e/ou experiência clínica coletadas ao longo de centenas de anos, com um número crescente de estudos científicos embasando o uso de determinadas terapias.
Acesse os links abaixo para conhecer cada uma das Terapias da Medicina Tradicionais.

Unani

Medicina
Tradicional
Chinesa

Medicina Tradicional Ayurveda
