O que é a Reflexoterapia
Classificada como uma Terapia Não-convencional, a Reflexoterapia se caracteriza pela premissa de que todo o corpo está representado nas mãos, orelhas e nos pés, e que diversas estruturas corporais podem ser estimuladas quando uma dessas partes do corpo é pressionada em áreas específicas. A técnica mais popular é a auriculoterapia.
Pés, mãos e orelhas são aceitos como projeções do corpo porque apresentam replicações somáticas de todos os órgãos, glândulas e músculos em áreas específicas ou zonas reflexas. A Reflexoterapia do pé, por exemplo, baseia-se na hipótese de que os arcos reflexos a partir de zonas específicas nos pés estão relacionados com órgãos internos do corpo.
A Prática Terapêutica da Reflexoterapia
A avaliação da Reflexoterapia utiliza a palpação para localizar pontos de sensibilidade que representam uma alteração em alguma estrutura corporal. Ao aplicar uma pressão controlada com os polegares ou indicadores, essas alterações são estimuladas em busca de um equilíbrio, afetando, portanto, diferentes regiões e estruturas do corpo por meio de estimulação realizada nos pés, auxiliando na melhora de dores corporais e bem-estar geral.
A Reflexoterapia tem sido usada para tratar dores na lombar e no corpo, estresse psicológico, sintomas de fadiga e até pós-operatório em cirurgias cardíacas, por exemplo. Outras aplicações terapêuticas são utilizadas, como tratamento e prevenção de cólicas em recém-nascidos,
Especula-se que os mecanismos pelos quais a Reflexoterapia modula as funções corporais se devem à mediação do equilíbrio entre divisões simpáticas e parassimpáticas do sistema nervoso autônomo e também pela estimulação da liberação de mediadores que regulam processos fisiológicos.
Origens da Reflexoterapia
A Reflexoterapia é uma terapia não-convencional difundida mundialmente, com cerca de 25 milhões de praticantes. Relatos de sua utilização remontam a mais de 3000 a.C. na Índia e China, onde era utilizada em conjunto com a acupuntura. De forma similar, apresenta o mesmo princípio da Medicina Tradicional Chinesa no estudo de meridianos e origens de doenças em função de bloqueios no fluxo de energia corporal.
No Brasil, a terapia não-convencional é um dos tratamentos inseridos na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2017.
A Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Associadas (ABRTA) foi criada em 1994. Ela defende a prática dessa técnica no Brasil e oferece cursos na área, embora não exista regulamentação no país.
Para saber um pouco mais sobre a Reflexoterapia clique aqui.
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 849, de 27 de março de 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diário Oficial da União. 28 Mar 2017.
Dacal MPO, Irani Santos I. Impactos das práticas integrativas e complementares na saúde de pacientes crônicos. Saúde em Debate 42(118): 724-735, 2018.
De Medeiros GMS. Reflexoterapia podal para alívio da dor lombar aguda relacionada ao trabalho da equipe de enfermagem: ensaio clínico randomizado. 170 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Florianópolis, 2016.
Embong NH, Soh YC, Ming LC, Wong TW. Revisiting reflexology: Concept, evidence, current practice, and practitioner training. J Tradit Complement Med.5(4):197-206, 2015.
Ernst E, Köder K. An overview of reflexology. Eur J Gen Pract 3:52–7, 1997.
Huber L. Do poder sobre o corpo ao poder do corpo – um estudo sobre a prática da Reflexoterapia entre mulheres do meio popular de Salvador/BA. 155 f. Mestrado em Saúde Coletiva – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.
Lu DP, Lu GP. An Historical Review and Perspective on the Impact of Acupuncture on U.S. Medicine and Society. Med Acupunct. 25(5):311-316, 2013.
Rabischong P, Terral C. Scientific Basis of Auriculotherapy: State of the Art. Med Acupunct. 26(2):84-96, 2014.
Ribeiro JA. O cuidado de enfermagem no pós-operatório de cirurgia cardíaca: as percepções da pessoa que recebe reflexoterapia. 91 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Florianópolis, 2019.
Unal C, Welcome MO, Salako M, Abdullahi F, Abubakar NM, Pereverzev VA, Siti Sugih Hartiningsih SS, Dane S. The effect of foot reflexotherapy on the dynamics of cortical oscillatory waves in healthy humans: An EEG study.Complementary Therapies in Medicine 38:42-47, 2018.