O que é o Reiki
O Reiki constitui é uma técnica de imposição das mãos, utilizado no tratamento de processos mentais e emocionais pela transferência de energia, de forma a equilibrar a energia vital do indivíduo. Acredita-se que os centros de energia do corpo, ou chakras, podem ser realinhados, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.
Os fundamentos do Reiki estão dentro de uma percepção holística da pessoa e da saúde baseada na integração da mente, corpo e espírito, sendo descrito como um sistema que reequilibra o biocampo humano e apoia a auto-cura e a resistência ao estresse.
Práticas Terapêuticas no Reiki
A alteração da interação de neuromediadores, neurotransmissores e transdutores de sinais em uma infinidade de sinapses pode estar envolvida na origem de diversas patologias, como a dor. Cotidianamente, verifica-se que as situações de caráter psicoemocional quando são mal processadas induzem uma amplificação do estresse do indivíduo e criam tensões musculares que propiciam inflamações miofasciais, podendo ocasionar alterações na neurofuncionalidade.
O Reiki vem sendo utilizado para auxiliar no controle da dor em casos de doenças crônicas, além de promoção da cicatrização, de bem-estar e de controle da ansiedade, depressão e estresse. Pode ser utilizado em situação de saúde e de doença, porque a mobilização de energia vital beneficia o indivíduo como um todo, proporcionando o equilíbrio e harmonia entre o corpo físico, corpo, mente e espírito.
A utilização da terapêutica Reiki vem demonstrando alterações psicofisiológicas que corroboram para a promoção do bem-estar de idosos, para os quais fatores fisiopatológicos promovidos pela senilidade devem ser atenuados, principalmente fatores inflamatórios e psicológicos, tais como níveis de estresse, depressão e ansiedade.
Origens do Reiki
O Reiki é uma terapia tradicional com suas raízes nas tradições budistas e orientais, sendo traduzido como Energia Vital Universal. De origem japonesa, acredita-se que tenha cerca de 2500 anos de história. Dr. Mikaeo Usui que o redescobriu no início do século 20, que então ensinou o que o padronizou.
A redescoberta desta técnica se deu por Mikaeo Usui em 1922 em Tókio, onde criou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade do Sistema Usui de Reiki). Posteriormente, o Dr. Chujiro Hayashi, discípulo do Dr. Mikaeo, foi responsável pela transmissão da técnica e pela vinda da Terapia Reiki para o Ocidente.
Acesse este link e leia mais sobre o Reiki.
Referências
Alexander F. Medicina Psicossomática. Artes Médicas. Porto Alegre, 1989.
Ferreira RSS. Reiki: Uma Abordagem Do Ponto De Vista Das Emoções. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões). UFPB – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2018.
Miles P, True G. Reiki – review of a biofield therapy history, theory, practice, and research. Altern Ther Health Med. 9(2):62-72, 2003.
Oliveira RMJ. Efeitos da prática do Reiki sobre aspectos psicofisiológicos e de qualidade de vida de idosos com sintomas de estresse: estudo placebo e randomizado. 2013. 191 f. Dissertação (Doutorado em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Portaria nº 702 de 21 de março de 2018. (2018). Altera a Portaria de Consolidação nº 2/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para incluir novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares-PNPIC. Brasília, DF: Ministério da Saúde.
Rodríguez LD, Morales MA, Penãs CF de lãs, Lafuente FG, Royo CG, Rojas IT. Immediate Effects of Reiki on Heart Rate Variability, Cortisol Levels, and Body Temperature in Health Care Professionals With Burnout. Biological Research for Nursing 13(4): 376-382, 2012.
Vitale A. An Integrative Review of Reiki Touch Therapy Research. Holistic Nursing Practice 21(4):167-179, 2007.
Wardell DW, Engebretson J. Biological correlates of Reiki touch on healing. J Adv Nurs. 33:439-445, 2001.